Pesquisa

Acervos e banco de dados
Coleta, tratamento, análise e organização informacional
Geração, estudo e interpretação de conteúdos

O método organiza-se por meio do estudo de uma coleção, acervo ou banco de dados de artes visuais.

As investigações desenvolvidas buscam colaborar para implantação, atualização ou revisão desses acervos como suporte às práticas museológicas convencionais de documentação, catalogação, preservação e exibição de obras. Contudo, esse trabalho pode desenvolver ainda ferramentas críticas e teóricas que deem conta de uma produção específica, um período, uma escola ou um movimento artístico, buscando outras articulações entre história, teoria, crítica e curadoria da arte.

Linhas de Pesquisa

Teoria e Crítica de Arte
Estudo dos problemas do pensamento sobre o artístico, a partir do entendimento e avaliação crítica do processo criativo, com base nos vários conceitos estéticos.

Metodologia e Epistemologia da Arte
Estudo dos fundamentos da História da Arte com metodologias capazes de demonstrar o alcance da investigação artística e seus desdobramentos nas diversas áreas do conhecimento.

História e historiografia
Estudo das interações da arte com a história e a produção cultural, analisando suas trajetórias e as interpelações com o contexto social.

Produção e circulação da arte
Estudo da produção e da circulação da arte na sociedade, incluindo os meios de comunicação e observando as inter-relações internas e externas do produtor, distribuidor e receptor.