Otto Stupakoff – Editora CosacNaify, 2006

Pioneiro da fotografia de moda no Brasil e um dos fotógrafos brasileiros de maior projeção internacional, o paulistano Otto Stupakoff possui uma série de 43 fotografias incorporada desde 1969 à coleção permanente do Museu de Arte Moderna de Nova York [MoMA]. Além de ensaios de moda e retratos de celebridades internacionais do mundo das artes e da política, produzidos para revistas como Harper’s Bazaar, Life, Esquire, Glamour, Look e Vogue, Stupakoff, que passou a parte mais produtiva de sua carreira vivendo em Nova York e Paris, deixou conjuntos menos conhecidos de retratos, nus, instantâneos de rua, fotografias de suas incontáveis viagens pelo mundo – inclusive pelo Ártico – e experimentações no limite do abstracionismo.
A publicação concebida e idealizada pelo pesquisador, editor e curador Reinaldo Botelho, reúne, além da série notável de fotografias de moda, imagens que ele produziu ao longo de mais de 50 anos. São retratos familiares, de celebridades, fotos de viagens. Qualquer imagem é pretexto para uma narrativa de Otto Stupakoff, que cria climas e nuanças em cada um dos instantes fotografados.
O livro inclui textos do próprio Otto, de Rubens Fernandes Junior, além de depoimentos de Bob Wolfenson, Fernando Lazlo e Mario Cohen.

voltar